O Que Trabalhar Na Primeira Semana De Aula Educação Infantil

É surpreendente notar que, de acordo com 80% dos educadores, a utilização de dinâmicas de acolhimento no primeiro dia de aula melhora o engajamento dos alunos1. Esta observação ressalta a importância do reconhecimento do início do ano letivo para alunos de 3 a 5 anos na educação infantil2. Assim, destaca-se a primeira semana de aula como sendo crucial para a transição das crianças, a criação de novos vínculos e o estabelecimento de bases sólidas para o aprendizado futuro.

Neste contexto, este artigo explora estratégias para promover um ambiente favorável e enriquecedor. A intenção é tornar a adaptação das crianças tão suave e significativa quanto possível.

Primeira Semana De Aula

Principais Aprendizados

  • A importância da adaptação na educação infantil para crianças, pais e educadores
  • Como criar um ambiente acolhedor e familiar na primeira semana de aula
  • Atividades e recursos sugeridos para a primeira semana de aula
  • Estratégias para facilitar a transição e garantir uma experiência enriquecedora
  • A relevância dos Campos de Experiência da BNCC no planejamento das atividades

A BNCC e a Educação Infantil: Alinhando o Plano de Aula

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) constitui um marco essencial ao definir os objetivos da educação infantil no Brasil. Seu principal foco é o desenvolvimento em todas as esferas da criança: física, emocional, intelectual e social3. Destarte, ao planejar aulas para essa fase, é imprescindível seguir as diretrizes da BNCC para assegurar uma experiência pedagógica rica e holística.

Objetivos Gerais

Os planos de aula na educação infantil visam estimular o desenvolvimento amplo da criança. Isso é feito ao incluir atividades que promovam habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais4. Tais atividades devem estar em harmonia com os campos de experiência da BNCC, como a valorização do self, a percepção do outro e do coletivo, a expressão do corpo e da imaginação humana, bem como a apreciação estética e a lógica do pensamento4.

Campos de Experiência

A harmonização das atividades com os campos de experiência da BNCC é vital no planejamento de aulas. Isto assegura um trabalho pedagógico solícito e abrangente, tocando em múltiplos aspectos do crescimento da criança4. Na seleção de materiais didáticos, como massinha e guache, é essencial considerar sua adequação aos referidos campos.

O plano de aula proposto busca preencher essas exigências, oferecendo atividades lúdicas e edificantes. Tais atividades estimulam o desenvolvimento e a aprendizagem integrais na educação infantil, sempre em concordância com o prescrito pela BNCC354.

Além disso, é fundamental ajustar a duração e a complexidade das atividades de acordo com a idade dos alunos, desde o berçário até a pré-escola. Essa adaptação garante uma experiência pedagógica enriquecedora e customizada para cada fase do desenvolvimento infantil.

Assim, ao seguir rigorosamente a BNCC no planejamento de aulas, os educadores da primeira infância contribuem significativamente para o avanço educacional das crianças. Eles as preparam de maneira eficaz para os desafios posteriores do sistema de ensino354.

Planos de Aula para EducaçãoInfantil Alinhados àPlano de Aula para Educação InfantilPlanos de Aula para Educação Infantil354

Plano de Aula Para a Primeira Semana De Aula

O plano de aula inicial na Educação Infantil desempenha papel crucial. Ele auxilia na adaptação e estabelece um ambiente acolhedor. Este é desenhado conforme os préceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)6. As propostas concentram-se em explorar os sentidos, promover a interação, fomentar a expressão artística e o crescimento socioemocional. Tais objetivos visam aguçar a criatividade e a curiosidade nas crianças6.

Recursos Necessários

Para a execução do plano mencionado, são indispensáveis alguns recursos. Eles aprimoram a experiência educativa das crianças:

  • Materiais de papelaria, como lápis, canetas, e papéis coloridos
  • Tintas, pincéis, e superfícies para desenho
  • Itens musicais, tais como chocalhos e tambores
  • Fantasias, adereços, e brinquedos de faz de conta
  • Diferentes jogos e brinquedos

Passo a Passo

Esse plano acompanha um passo a passo meticulosamente elaborado. Ele promove a adaptação das crianças de modo gradual e afetuoso:

  1. Dia 1: Introdução e familiarização com o espaço
  2. Dia 2: Atividades que envolvem os sentidos e a expressão artística
  3. Dia 3: Momentos musicais e de movimento
  4. Dia 4: Atores de faz de conta
  5. Dia 5: Oportunidades de integração e sociabilização

Cada um desses dias é pormenorizado posteriormente. As descrições abrangem atividades específicas com a finalidade de promover a adaptação e o bem-estar geral das crianças7.

AtividadeHabilidade BNCCObjetivo
Lápis Mágico Letras do Meu NomeDesenvolver a habilidade de escrever de forma alfabéticaTrabalhar a escrita do próprio nome
Camisa Tudo Sobre MimExplorar diferentes formas de expressão artísticaApresentar-se e compartilhar dados pessoais

A proposta visa simplificar a adaptação das crianças, respeitando suas particularidades. E, a integração de múltiplos recursos lúdicos se faz presente, estimulando curiosidade e criatividade7.

“É essencial encorajar a descoberta e invenção pelas crianças, priorizando a construção do conhecimento e a atenção individualizada.”6

Durante a primeira semana, as atividades são concebidas para introduzir as crianças ao ambiente escolar. Esse processo é realizado de forma suave e efetiva, estabelecendo relações positivas entre alunos, educadores e a comunidade67.

Dia 1: Boas-Vindas e Reconhecimento do Espaço

A primeira semana de aula marca um período crítico para acolher as crianças e instituir um ambiente seguro e caloroso8. O principal foco no dia inicial é saudar os estudantes com efusividade, dando espaço para que compartilhem informações pessoais e se familiarizem com o local educacional9.

Para essa introdução, a dinâmica “Quem é meu professor?” se destaca, demandando entre 20 e 30 minutos e sendo recomendada para estudantes de 8 anos ou mais10. Tal atividade promove a integração e fortalece o elo entre discípulos e educador.

Outra proposta enriquecedora é o jogo “Eu sou… E você, quem é?”, com duração de 10 a 15 minutos e que se ajusta a todas as faixas etárias10. Ela propicia que os estudantes se apresentem mutuamente, propiciando um clima amistoso e convidativo na sala de aula.

Ademais, a introdução da narrativa de um livro infantil se revela um recurso valioso para contextualizar as crianças com seu novo ambiente de aprendizado8. Tal iniciativa ajuda a instaurar um clima de confiança e paz interior, preparando o terreno para os dias vindouros.

No desfecho do inaugural dia, é imprescindível que a equipe esteja preparada para acolher, informar sobre questões relevantes e orientar tanto os responsáveis quanto os estudantes em sua chegada9. Essa atenção sob medida tem o potencial de acalmar as famílias, ao mesmo tempo em que demonstra o zelo da instituição para com o bem-estar e a integridade dos alunos.

Assim, atividades de cerimônia, exploração física do ambiente escolar e contação de histórias se sobressaem no primeiro dia, formando um ambiente acolhedor e seguro para o início da trajetória acadêmica das crianças, repletas de ânimo e segurança89.

Dia 2: Atividades Sensoriais e Artísticas

No segundo dia de aula, as crianças estarão imersas em ulterior dedicação, voltadas à expressão de criatividade e à ampliação da percepção sensorial, graças a atividades sensoriais e artísticas. Este método, que parece mais brincadeira do que aprendizado direto, encoraja um desenvolvimento integral dos pequenos aprendizes.

Em particular, as atividades sensoriais ocupam um papel central nesse processo evolutivo. Através do lúdico, os infantes experimentam e identificam estímulos diferenciados, o que alinha um crucial desenvolvimento de competências vitais para o avanço ao longo da vida.11 Os componentes sensitivos naturais do ser humano, com seus respectivos detectores, atuam na condução de informações ao sistema nervoso, utilizando impulsos elétricos11. Um ponto adicional digno de nota é a existência, dentro deste complexo, de sensores para movimento e para uma percepção refinada da posição do corpo no espaço11.

Recebendo uma abordagem essencial ao desenvolvimento, os estímulos sensoriais conduzem ao amadurecimento da cognição, aprimorando a motricidade, equilíbrio, interação social, foco e capacidade de manter a atenção.11 Neste contexto, as brincadeiras sensoriais se posicionam como um meio ótimo para que as crianças explorem, entendam e ampliem capacidades sensoriais, fundamentais para o contínuo crescimento.11 Para tal, diversas dinâmicas se fazem recomendadas, a saber: caixas contendo gelatina ou areia, chocalhos sortidos, balões d’água, bem como superfícies com texturas variadas, além de meios de pintura distintos, como as mãos, pés, técnicas em sacos plásticos, juntamente de interações ao ar livre e atividades para discernir sabores11.

Adicionalmente, haverá um espaço dedicado à expressão artística, com um destaque para a pintura livre. A participação nestas atividades promove um processo lúdico, porém estimulante, no qual os alunos descobrem, de maneira única, suas competências criativas e suas formas particulares de se expressar.

O desfecho glorioso deste dia alcança-se através de uma hora do conto interativa, uma aula preconizada pela professora. Esta atividade especial oferece aos aprendizes a chance de mergulhar na narrativa, envolvendo-se de modo profundo e completo com a história contada, por meio de sensações e visões pessoais.

Diante dessa perspectiva multissensorial, os alunos beneficiam-se em vários âmbitos. Não somente aprimoram sua destreza motora e cognitiva, mas expandem a criatividade, vital para suas futuras conquistas. Mais que isso, aprendem, desde cedo, a eficaz forma de expressão das emoções.

Dia 3: Exploração Musical e Movimento

No terceiro dia, as crianças irão se envolver em experiências fundamentadas em Exploração Musical e Jogos de Movimento. Este método, rico em estímulo sensorial e lúdico, busca desenvolver na criança competências essenciais, como criatividade, capacidades motoras e cognitivas.

Relaxamento

Como encerramento do dia, engendramos um Relaxamento singular. Utilizaremos músicas serenas e a narração de narrativas envolventes. Este momento se erguerá como uma âncora de tranquilidade e autoexploração, solidificando os aprendizados prévios.

Uma gama ampla de instrumentos musicais e objetos sonoros estarão acessíveis para a Exploração Musical, incluindo12:

  • Latinhas, toquinhos de madeira, colheres, pratos, canecas de metal, garrafinhas com grãos, guizos, sinos, apitos, línguas de sogra, chocalhos, pau de chuva, reco-reco, xilofone, entre outros.

Esta vastidão de materiais cumpre a função de permitir que as crianças12:

  1. Tenham um contato diversificado com os sons
  2. Desenvolvam suas habilidades motoras e cognitivas de forma precisa
  3. Utilizem a música como catalisador para expressar emoções e sensações

Além disso, será fomentado que os pequenos12:

  • Se envolvam ativamente na criação sonora durante a execução musical
  • Partam para a descoberta de novos ritmos e melodias

Neste contexto, destacamos a importância de12:

  • Uma mediação docente ativa que assegura a participação equitativa de todos
  • A disposição estratégica de estações de trabalho para promover a interação
  • A organização dos materiais em diferentes alturas, permitindo o acesso a todos

Segue-se, após a exploração musical, a participação em Jogos de Movimento. Estes jogos terão como objetivo principal o conhecimento corporal e as nuances do som, contribuindo para um embasamento mais amplo na13:

  • Expressão de emoções e sensações de formas variadas
  • Percepção das características do som, incluindo intensidade, duração, altura e timbre

Tais atividades amalgamarão duas vertentes essenciais – movimento e música, fomentando a13:

  • Compreensão mais profunda do próprio corpo
  • Enriquecimento do repertório cultural

Ao findar o dia, o instante de Relaxamento se manifestará com elementos como14:

  • Músicas tranquilizadoras
  • Narrativas inspiradoras

Sua essência é a oferta de um momento de introspecção e tranquilidade, expandindo sobre os aprendizados adquiridos14.

A musicalização na infância desempenha papel crucial no desenvolvimento emocional, psicológico e físico das crianças14. Ela traz uma série de vantagens, tais como14:

  • Facilitação do aprendizado e desenvolvimento cognitivo
  • Incremento da criatividade
  • Melhoria da concentração e memória
  • Aprimoramento da coordenação motora
  • Aumento da confiança e autoestima

Assim sendo, a vivência musical e de movimento nesta etapa inicial apresenta-se como peça chave no crescimento global das crianças14.

Dia 4: Brincadeiras de Faz de Conta

A quarta etapa da Primeira Semana na Educação Infantil é dedicada às Brincadeiras de Faz de Conta. Hoje é o dia das crianças criarem histórias no Teatro de Fantoches. Assim, elas desenvolvem Interação Imaginativa e aprimoram habilidades essenciais.

No segundo dia da série, as atividades seguem uma ordem planejada. Elas visam estimular enredos e a interpretação de personagens, a partir de histórias15. Crianças de 3 anos se envolverão nessas brincadeiras, alinhadas com metas específicas. Por exemplo, elas aprenderão a “Criar e contar histórias usando imagens ou temas” (EI02EF06) e usarão “Diferentes sons disponíveis para cantar e fazer músicas” (EI02TS03)15.

Pesquisas apontam que brincar de faz de conta traz benefícios notáveis. Elas incluem o aprimoramento da linguagem, a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas16. Ao se passarem por outra pessoa ou animais, as crianças praticam a interpretação de papéis e desenvolvem a empatia. Isso é crucial para entender os sentimentos dos outros16. Tais brincadeiras também envolvem resolução de problemas, o que é essencial para lidarem com desafios reais16.

Jogos de faz de conta ajudam a aumentar a autoestima das crianças. Elas descobrem que, ao imaginar, podem ser o que desejam, influenciando seus sonhos16. Mais que isso, melhoram a linguagem e a comunicação. Isso porque aprendem a utilizar palavras de forma eficaz, organizando seus enredos16. Incentivar a imaginação, nesse contexto, é crucial para o aprendizado e o desenvolvimento16.

Brincar de faz de conta é comum na infância e tem um impacto significativo. Contribui para o desenvolvimento das crianças17. Elas usam a imaginação para entender o mundo ao redor, de modo ativo17. Assim, adquirem habilidades sociais, aprendendo a lidar com situações e interagindo de diferentes formas17.

Ter à disposição bonecos, bichos de pelúcia, fantasias e vários acessórios é benéfico. Isso estimula a expressão e a criatividade das crianças durante o faz de conta16. Para tornar a experiência mais rica, é importante seguir algumas estratégias. Essas incluem, limitar os brinquedos, ensinar como começar a brincar, participar ativamente, respeitar a vez de cada um e incentivar a imaginação com literatura17.

Ao longo da Primeira Semana haverá múltiplos desafios para as crianças. Eles irão explorar a criatividade, aprimorar habilidades sociais e de linguagem. Tudo isso será realizado através de atividades lúdicas, como as brincadeiras de faz de conta propostas para o quarto dia.

Brincadeiras de faz de conta

Dia 5: Integração e Socialização

A última etapa da primeira semana de aula na Educação Infantil é marcada por atividades que visam a integração e a socialização do grupo. Nesse momento, as crianças têm a oportunidade de trabalhar em equipe e criar uma obra de arte coletiva. Isso fortalece os laços de amizade, além de desenvolver habilidades socioemocionais chave.

Oficina de Arte Coletiva

O dia começa com uma dinâmica de apresentação. Um exemplo é o jogo “Quem é Meu Professor?”. Sua indicação é para crianças a partir de 8 anos e sua duração é de 20 a 30 minutos18. Tal atividade permite que os alunos se conheçam melhor, desenvolvendo um elo com os seus professores.

Logo após, a turma é envolvida em uma oficina de arte coletiva. Durante essa atividade, os participantes trabalham juntos na criação de uma peça artística. Eles empregam diversas técnicas, como desenho e colagem. Este evento promove o trabalho em equipe, a criatividade e a expressão através da arte19.

Estudos revelam que 43% dos educadores consideram a dinâmica dos balões útil para estimular o trabalho em grupo19. Outros 47% adotam a dinâmica da história coletiva para encorajar a criatividade. Isso os ajuda a unir o grupo por meio de uma produção conjunta19.

A conclusão da oficina traz a exposição da obra de arte coletiva. Nela, as crianças compartilham suas conquistas, promovendo um senso de orgulho pelo esforço em equipe. Esta atividade reforça a amizade e a sensação de comunidade no grupo.

Pesquisas ressaltam a relevância do primeiro dia de aula como preparação para o ano letivo. E destacam que o acolhimento e a recepção nesse momento são essenciais para cativar os estudantes20. A Oficina de Arte Coletiva, desse modo, se destaca como uma atividade cheia de significado para o fechamento desta fase inicial na Educação Infantil.

Primeira Semana De Aula: Adaptação e Exploração

A adaptação e exploração do ambiente escolar marcam a importância da primeira semana de aula na educação infantil. Neste período, atividades são planejadas para aprimorar o desenvolvimento integral das crianças. Isso engloba aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais, essenciais nesse estágio inicial de aprendizado.

Considerando que cerca de 85% dos pequenos lidam com sentimentos como ansiedade, excitação e angústia nos primeiros contatos com a escola, o apoio dos pais se torna crucial21. Antecipar informações sobre as aulas contribui para reduzir essas emoções, diminuindo a ansiedade em até 70%21. Além disso, estabelecer uma rotina familiar previamente consistente pode agregar 60% de preparação mental para o ambiente escolar, oferecendo segurança e estabilidade21.

Para crianças que retornam após aulas remotas, o desafio é ainda maior22. Assim, realizar atividades de acolhimento e adaptação é essencial. Tais iniciativas suavizam a transição para a escola desde o início do ano letivo, promovendo conforto emocional nos pequenos22.

A familiarização da criança com a escola por meio de uma visita prévia demonstra efeitos promissores. Isso pode reduzir sensações de desconhecimento e acelerar o processo de adaptação em 75%21. Da mesma forma, rituais de acolhimento, como abraços e estabelecimento de combinados, favorecem praticamente 90% das crianças, pauteando a confiança e o enfrentamento dos desafios com eficácia21.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a importância das interações e das brincadeiras para o desenvolvimento infantil22. Por isso, atividades destinadas a explorar o ambiente escolar, fomentar o convívio social, personalizar máscaras e contação de histórias são indicadas. Tais ações colaboram na adaptação das crianças ao novo contexto educacional22.

Celebrar as conquistas diárias pode influenciar positivamente a percepção da criança sobre o ambiente educacional em até 80%. Essa prática estimula o aprendizado e o desenvolvimento infantil21. Em relação à adaptação em si, enquanto alguns alunos demandam aproximadamente um mês para se acostumarem totalmente, outros podem requerer mais tempo23.

Contar com a mesma pessoa recepcionando cada estudante no início das aulas, idealmente o professor titular, é benéfico. Isso promove uma rápida familiarização e transmite segurança23. A presença dos familiares também no começo do ano letivo contribui para tranquilizar as crianças, além de conferir segurança aos pais23.

Primeira Semana de Aula

Entrevistas com os pais antes do começo das aulas revelam-se uma prática eficiente. Elas permitem uma compreensão mais aprofundada das necessidades individuais dos estudantes23. Manter reuniões ao longo do ano, com a presença de professores e direção, fortalece o vínculo família-escola. Isso mantém um acompanhamento próximo do desenvolvimento educacional dos alunos23.

A disponibilização de vários canais de comunicação, incluindo aplicativos, é útil para diminuir a ansiedade dos pais. Da mesma forma, visitas prévias à escola podem favorecer a adaptação da criança. Esse hábito permite familiarizar-se com o ambiente e com os profissionais envolvidos, gerando mais confiança23.

Estimular a criança com expectativas positivas em relação à escola é vital. Isso ajuda a construir segurança e confiança23. É imprescindível, também, cumprir os horários estabelecidos com as crianças. Isso fortalece a confiança nelas, primordial durante o período de adaptação23.

Adaptar uma nova rotina escolariza é uma estratégia valiosa que pode reduzir a ansiedade prévia das crianças. Paralelamente, os pais devem gerir suas próprias ansiedades para não transmitir insegurança aos filhos na hora de deixá-los na escola232122.

Dicas Para Tornar a Primeira Semana Inesquecível

A primeira semana de aula traz consigo a oportunidade única de estabelecer memórias que perdurarão por muito tempo, ao passo que constrói um espaço de acolhimento para as crianças24. A escolha criteriosa de atividades que são tanto lúdicas quanto educativas é vital para suavizar a transição e promover a adaptação dos alunos, marcando o início desta etapa importante na vida deles24.

Atividades Lúdicas

Proporcionar uma experiência marcante na primeira semana de aula requer a introdução de diversificadas atividades lúdicas, que visam a incentivar tanto a criatividade quanto a socialização entre os estudantes24. Entre as estratégias recomendadas, incluem-se desde dinâmicas de apresentação até brincadeiras e jogos cooperativos25, que desempenham um papel fundamental no estímulo da interação e construção de laços iniciais25. A utilização de narrativas, aliado a recursos pedagógicos, não deve ser também subestimada, promovendo uma experiência de aprendizado rica e envolvente24.

  • Dinâmicas de apresentação: Facilita a criação de laços entre as crianças de forma animada.
  • Brincadeiras e jogos cooperativos: Contribui para o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e socialização.
  • Storytelling: Atrai a atenção dos pequenos ao transmitir valores e conhecimentos por meio de histórias visualmente estimulantes.

Registrar o primeiro dia de aula por meio de fotografias, ou outra forma documental, é um gesto não somente memorável, mas também de valor inestimável para os envolvidos24.

O emprego dessas abordagens lúdicas não só incrementa a diversão do início das aulas, mas também se mostra fundamental na construção de um ambiente acolhedor e enriquecedor. Tal prática, aliada a um preparo detalhado e seleção de atividades atrativas, é eficaz na promoção de uma entrada tranquila e memorável no novo ano letivo252426.

Conclusão

A primeira semana de aula na educação infantil inaugura um ciclo crucial. É nele que se lançam os pilares fundamentais para o aprendizado significativo e o desenvolvimento integral dos pequenos27. Com um programa pautado pela BNCC e voltado para práticas lúdicas e instrutivas, tecemos um manto acolhedor. Esse manto favorece a adaptação e a descoberta que a escola reserva27.

Empregando tato e entusiasmo, os docentes fomentam a interação e o protagonismo infantis desde o início28. O enaltecimento dos sentidos e da expressão criativa propicia vasto terreno para o crescimento pessoal. Assim, crianças mergulham no universo do aprendizado de modo autêntico e prazeroso28.

No epílogo desta semana inicial, mestres e discentes se encontram aptos a seguir em frente. Eles carregam consigo um ano letivo repleto de possibilidades e respeitam as singularidades de cada um2729. Ungidos, escola e família, partem rumo ao sucesso. Juntos, fortalecendo vínculos e testemunhando o florescer de uma primeira semana de aula inesquecível.

FAQ

O que é importante trabalhar na primeira semana de aula na educação infantil?

A semana inicial na educação infantil é crucial para a familiarização e descoberta dos pequenos com o espaço escolar. Deve-se empregar atividades que, além de lúdicas, promovam o desenvolvimento holístico das crianças. Tais práticas devem abranger aspectos do desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social.

Como o plano de aula da primeira semana de aula na educação infantil pode ser alinhado às diretrizes da BNCC?

O planejamento da primeira semana precisa refletir as diretrizes da BNCC. Esta proposta curricular busca o desenvolvimento completo da criança, cobrindo suas necessidades físicas, emocionais, intelectuais e sociais. Assim, as atividades devem ser cuidadosamente selecionadas para cumprir com esse objetivo, combinando educação e diversão de maneira ampla.

Quais as principais atividades planejadas para a primeira semana de aula na educação infantil?

Para os primeiros dias, destacam-se as seguintes atividades que compõem o plano de aula: – Receber as crianças de forma calorosa, apresentar e conhecer a escola; – Experimentar atividades sensoriais e artísticas, como pintura e jogos com estímulos variados; – Conhecer a música e os jogos coletivos para movimentar e relaxar; – Viver situações imaginativas com brincadeiras de faz de conta e teatro de fantoches; – Encerrar a semana com ações de integração e socialização, incluindo uma criação de arte em grupo.

Como a primeira semana de aula pode facilitar a adaptação das crianças na educação infantil?

A proposta de ensino para a primeira semana visa estabelecer um ambiente que faça as crianças se sentirem bem-vindas e estimuladas a conhecer o espaço da escola. Através de dinâmicas, brincadeiras e atividades colaborativas, busca-se criar as bases para um aprendizado significativo e o desenvolvimento integral dos pequenos.

Quais as dicas para tornar a primeira semana de aula inesquecível na educação infantil?

Para criar uma semana inicial marcante, sugerem-se as seguintes estratégias: – Propor atividades lúdicas e que despertem interesse; – Construir um ambiente acolhedor e seguro para os alunos; – Desenvolver ações que deixem lembranças positivas; – Estimular a criatividade e a cooperação através de brincadeiras e jogos.