21 98317-7702

21 2018-4618

Localização

Ibetp

Os melhores cursos do Brasil!

Como Era A Educação Nos Anos 80 No Brasil: Cultura, Política e Ensino, Reflexões sobre os Anos 80

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Apenas 10% da população era alfabetizada na época colonial. A educação superior estava disponível apenas para a elite dominante1. Naquela época, por volta de 1759, os jesuítas foram expulsos. Isso trouxe as Aulas Regias, que tinham um ensino muito autoritário e enciclopédico1.

A Educação Brasileira no Século XX

Essa forma antiga de ensino impactou a qualidade da educação no país hoje em dia1. Durante a vinda de D. João VI para o Brasil, o ensino primário foi bastante ignorado. Isso causou o crescimento de uma população que não sabia ler ou escrever1.

Nos anos 80, o Brasil estava mudando muito politicamente. O Povo lutava pela volta da democracia com o movimento “Diretas Já” que contava com a participação de muitos intelectuais e artistas2.

Enquanto isso, o país passava por problemas na economia. A inflação estava alta, a dívida também, e a economia estava na pior. Essas dificuldades afetavam muito a educação2.

A educação nesse tempo era muito discutida. As pessoas falavam sobre como deveria ser o financiamento, a qualidade do ensino, e como os professores eram preparados. Em 1988, uma nova regra começou a valer: todo mundo tinha direito à educação. Mas muitos problemas ainda existiam, como dificuldade de entrar e ficar na escola, e a diferença de qualidade entre as regiões2.

Como Era A Educação Nos Anos 80 No Brasil

Principais Destaques

  • O Brasil dos anos 80 vivenciou um período de transição política e redemocratização, com reflexos na educação
  • O sistema educacional enfrentava desafios econômicos, como elevada inflação e dívida pública
  • Debates sobre financiamento, qualidade do ensino público e privado, e formação docente ganharam destaque
  • A Constituição Federal de 1988 consagrou a educação como um direito de todos, mas problemas de acesso e qualidade persistiam
  • Movimentos e manifestações pela educação reivindicavam melhorias no setor

A Educação Brasileira no Século XX

Este texto falará sobre a educação no Brasil entre os séculos XX e XXI. Vamos ver como a educação mudou no país3. Durante essa transformação, problemas econômicos e políticos desempenharam um grande papel4. A pesquisa foi feita em livros e documentos sobre esse assunto.

Os anos 1980 no Brasil foram marcados por mudanças políticas. Esse foi o tempo da redemocratização depois da ditadura militar4. Essa fase de mudanças afetou muito a educação, trazendo tanto desafios quanto novas chances5. Nesse cenário, a Constituição Federal de 1988 ajudou a melhorar as direções para a educação no país4.

Aqui, vamos falar principalmente de como a educação nos anos 80 no Brasil foi influenciada por eventos políticos, sociais e econômicos. Vamos discutir sobre as políticas educacionais, os debates sobre financiamento, os desafios e as transformações de como ensinar com uso de recursos.

“A década de 1980 representou um período de reflexão intensa sobre a democracia e a cidadania no contexto educacional brasileiro.”4

Contexto Histórico da Educação no Brasil nos Anos 80

A década de 1980 no Brasil foi muito importante. O país estava mudando de um governo ditatorial para a democracia6. Essa mudança afetou muito a educação. Novos desafios surgiram para o sistema educacional brasileiro.

Processo de Redemocratização

Na década de 1980, o povo brasileiro queria mais direitos. Houve muitas ações para trazer de volta a democracia no país6. As eleições diretas foram um marco. Isso começou em 1980 para os governos estaduais. Em 1982, foi a vez de eleger novos governadores e membros do Congresso Nacional6.

Apesar de quase termos tido eleições diretas para presidente em 1984, isso não aconteceu. Tancredo Neves foi eleito indiretamente. Porém, ele não chegou a assumir. Depois, José Sarney virou presidente após a morte de Tancredo.

No meio dessas mudanças, a Constituição de 1988 foi criada6. Ela foi chamada de “Constituição Cidadã”. Muitos direitos importantes para o povo brasileiro foram colocados nela. Isso fez muita gente discutir e criticar seu conteúdo, incluindo pessoas do meio intelectual e artístico.

Constituição Federal de 1988

A Constituição de 1988 mudou a cara da educação no Brasil. Ela falava sobre a liberdade de aprender, a escola grátis e o acesso a educação básica para todos6. Esses pontos fundamentais ajudaram a guiar as políticas educacionais durante os anos 80. Muitas reformas foram baseadas nessas ideias da Constituição.

A redemocratização e a nova Constituição impactaram muito a educação dos anos 806. Novos desafios se abriram, mas também muitas oportunidades. Esse foi um tempo de muitas mudanças no sistema educacional brasileiro, com muitos debates e transformações acontecendo no ensino678.

A Educação Brasileira no Século XX

Políticas Educacionais da Década de 80

A década de 1980 trouxe grandes mudanças para a educação no Brasil. Depois da ditadura militar, o país começou a se democratizar. Isso significava que as pessoas poderiam falar sobre a necessidade de uma educação pública boa9.

A Constituição de 1988, chamada de “Constituição Cidadã”, foi muito importante. Ela definiu que educação era um direito de todos. Isso fez com que o governo tivesse a obrigação de dar educação de qualidade e de pensar nas crianças também9.

Quando o Brasil se abriu politicamente, as famílias mais pobres queriam mais escolas. Eles lutaram por isso. Essa luta foi vital para criar políticas que garantiram mais igualdade no ensino9.

Durante essa década, vários estados fizeram mudanças positivas na educação. Eles criaram novos jeitos de ensinar. Estes novos métodos pensavam muito no aluno, encorajando a participação deles na aula e na sala de aula10.

O jeito de ensinar Ciências também melhorou muito nos anos 80. Desde 1971, Ciências era uma matéria importante nas escolas. Nos anos 80, novos materiais de ensino foram feitos. Eles davam mais espaço para os alunos experimentarem e aprenderem de forma prática11.

A década de 1980 foi cheia de avanços na educação no Brasil. As mudanças visavam fazer a educação chegar mais longe, melhorar a qualidade do ensino e reconhecer os professores.

“A década de 1980 foi um tempo de muita mudança na educação brasileira, com ideias novas aparecendo e a luta por uma educação de ponta para todos.”

Como Era A Educação Nos Anos 80 No Brasil

A década de 1980 marcou um momento importante para a educação no Brasil. Durante o governo de José Sarney, a Assembleia Nacional Constituinte foi criada. Ela deu origem à “Constituição Cidadã” em 198812.

Essa nova lei trouxe avanços mas também manteve alguns direitos que já existiam12. Ela foi muito discutida e criticada por educadores, que se uniram em busca de melhorias13.

As escolas naquela época voltavam às aulas depois de três meses de férias. Isso acontecia na primeira semana de outubro. Os estudantes muitas vezes vestiam roupas parecidas, como kispos e fatos de treino13. Iam para a escola a pé, pois não se preocupavam tanto com segurança como hoje13.

Os alunos mais novos gostavam de colecionar cromos e trocar com os amigos. Também colecionavam outras coisas interessantes13. Inovavam nas brincadeiras, como esconder chicletes debaixo da mesa. A TV mostrava desenhos que ensinavam algo13.

A Educação Brasileira no Século XX

Mesmo com dificuldades, a educação nos anos 80 no Brasil viu avanços importantes. Houve mudanças na educação pública e discussões sobre a privada12. Esse foi um tempo crucial para a educação no país, preparando o terreno para o futuro.

Indicador Educacional Valor Ano
Orçamento nacional para a educação 6% do PIB 2018
Índice de educação no Brasil 0.681 2015
Taxa total de alfabetização 93.2% 2018
Índice de analfabetismo funcional Cerca de 27% 2012
População analfabeta 8.3% 2013
Taxa de analfabetismo 31.9% 1980
Posições do Brasil no PISA 58º em leitura, 71º em matemática e 65º em ciências 2018
Taxa de analfabetismo 24.2% 1991
Posição das universidades brasileiras na América Latina 10 das 20 melhores 2014
Taxa de analfabetismo 80% 1750

A educação nos anos 80 enfrentou muitos desafios. Mas também teve avanços importantes. É essencial entender esse contexto para ver como a educação do Brasil evoluiu.

Para saber mais sobre a educação dos anos 80, leia “O Sistema Nacional de Educação: diversos olhares 80 anos após o Manifesto”. Foi publicado em 2014 pelo Ministério da Educação14. O livro mostra mais sobre a história educacional do Brasil desde o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

“A década de 1980 no Brasil marcou a transição para a educação de massas, com mudanças significativas no sistema educacional.”13

Ensino Público vs Ensino Privado

Nos anos 80, no Brasil, o financiamento da educação gerava muita discussão. Muitos defendiam que o dinheiro público deveria ir só para escolas públicas. Isso garantiria que todos tivessem direito a uma educação gratuita e boa. Essa ideia era baseada na “Constituição Cidadã” de 198815.

Por outro lado, surgia o apoio ao financiamento de escolas privadas. Isso mudava o que a Constituição dizia. Colocava a educação em um caminho diferente do que foi estabelecido inicialmente15.

Debates sobre o Financiamento Educacional

O Fórum da Educação, na época da Constituinte, foi essencial. Reunia diferentes grupos e publicou o “Manifesto à Nação”. Esse manifesto pedia um ensino público, gratuito e de qualidade para todos. Também pedia educação grátis, dos 7 aos 14 anos, e mais verbas públicas direcionadas à escolas públicas15.

O tema do financiamento mostrava uma disputa interessante entre educação pública e privada. Alguns, como Carlos Roberto Jamil Cury, lembravam que desde 1974 era claro que universidades não podiam buscar lucro15. Por outro lado, Antonio Joaquim Severino via o “público” se aproximando do “mercadológico”. Isso indicava mudanças importantes de interpretação sobre o tema15.

Ester Bufa trazia à tona a variedade de tipos de educação que a Constituição de 1987 reconhecia. Privados, públicos, filantrópicos e outros. Essa diversidade mostrava o quanto o sistema educacional do Brasil era complexo. Também aumentava os debates sobre financiamento público e privado15.

Segundo Gilberto Luiz Alves e outros pesquisadores, o uso indevido de recursos públicos por escolas particulares era um assunto sério na área de educação. Esse fato chamou atenção para as injustiças e desafios do nosso sistema educacional15.

Autores como José Carlos Souza Araújo alertavam para um ponto importante. Dividir stricto sensu o que é público e privado na educação pode não ser o melhor. Eles propunham olhar para como os dois setores se interagem. Isso poderia trazer uma compreensão mais profunda do sistema educacional brasileiro15.

“A categorização estrita entre público e privado no campo educacional pode levar a uma compreensão limitada da evolução da educação.”
– José Carlos Souza Araújo

Assim, as discussões sobre financiamento nos anos 80 mostram uma luta. De um lado, o desejo de uma educação pública para todos, direcionando os fundos públicos corretamente. Do outro, a tentativa de usar esses fundos para escolas privadas. Essa tensão enfatiza a importância de ver o tema de forma ampla. De considerar como o público e privado se relacionam na educação15.

A Educação Brasileira no Século XX

Desafios do Sistema Educacional Brasileiro

Com a Constituição de 1988, a educação virou direito universal no Brasil. Mas até a década de 1980, o sistema educacional enfrentava muitos desafios16. O acesso, a permanência e a qualidade do ensino eram um problema grande, principalmente em áreas mais pobres17.

Naquela época, poucas pessoas podiam estudar. Além disso, a qualidade do ensino variava muito, com escolas públicas bem diferentes das privadas17.

Acesso e Permanência na Escola

Um dos desafios mais difíceis era fazer os alunos entrarem e ficarem na escola17. Nas áreas pobres e longínquas, muita gente não conseguia estudar direito17. Até criaram o PNAC, que ensinou a ler muita gente e diminuiu o analfabetismo17.

Mesmo com esforços, ainda era difícil ter boa educação em todo o país17.

Qualidade do Ensino

A qualidade da educação era um enorme problema també17. Escolas privadas davam muito mais qualidade que as públicas17. A falta de dinheiro na educação e o pouco caso com os professores adicionavam dificuldades17.

O educador Darcy Ribeiro foi muito importante, defendendo a educação como política e valorizando a cultura do Brasil17. Sua influência hoje ainda ajuda na busca por uma sociedade justa17.

Mesmo depois da Constituição, os desafios educacionais continuavam, especialmente nas áreas mais pobres1617. Manifestações pela educação pediam melhorias e menos desigualdades161817.

Movimentos e Manifestações pela Educação

Na década de 1980, no Brasil, a luta pela educação cresceu em importância19. Os grupos pediam melhorias na escola. Eles queriam que os professores fossem mais valorizados. Também desejavam uma educação que fosse melhor para os alunos pensar criticamente. Outro pedido era para diminuir as diferenças sociais19.

De 1945 a 1968, o número de alunos universitários subiu muito. Chegou a crescer 12,5% ao ano19. Mas entre 1969 e 1973, a ação política afetou os estudantes. O movimento perdeu força nesse tempo19.

Com a chegada do presidente Ernesto Geisel, o movimento estudantil voltou a se destacar19. Em 1977, houve grandes protestos estudantis pela democracia. Em seguida, em 1979, a UNE foi restabelecida19.

Outras manifestações importantes foram as de 2013 e as ocupações de escolas de 2015-2016. Os estudantes eram os principais participantes desses eventos20. O ME era formado por estudantes do ensino médio ao superior. Eles tiveram um papel importante em várias ocasiões políticas do Brasil20.

Por muitos anos, o ME lutou por causas importantes. Eles se envolveram em debates sobre ética, infraestrutura das escolas, e políticas de acesso à universidade20. Ao longo do tempo, as formas de luta estudantil mudaram. Elas se tornaram mais dinâmicas20.

movimentos pela educação

“Os movimentos e manifestações pela educação no Brasil envolveram as ‘Manifestações de Junho de 2013’ e as ‘ocupações de escolas em 2015 – 2016’, com destaque para a participação dos estudantes.”

A inclusão de estudantes com deficiência era uma das pautas dos movimentos. Desde os anos 80, as leis brasileiras reconhecem esse direito21. Hoje em dia, a educação especial é dada em escolas regulares principalmente21.

Os movimentos dos anos 80 foram essenciais para mudar a educação no Brasil. Eles pediram melhorias em vários aspectos. Essas lutas ajudaram a trazer mudanças para a educação do nosso país.

A Educação Brasileira no Século XX

Formação e Valorização Docente

Nos anos 80, a formação e valorização dos professores eram essenciais. Movimentos pediam por melhores condições de trabalho e mais chances de se especializar22. Uma pesquisa no Triângulo Mineiro mostrou a importância disso. Também destacou como políticas públicas influenciam o trabalho dos professores22.

No Brasil, a valorização dos professores mudou muito ao longo do tempo. Na época da colonização, destacavam-se os jesuítas, considerados sábios nas Ciências23. Porém, após a independência, ocorreu um processo de desvalorização. “Professores leigos”, sem formação, começaram a atuar23.

Mesmo com avanços, como a criação das Escolas Normais, em 1834, e a necessidade de curso superior, os professores sofrem com diversos desafios. Os salários ainda são baixos, com média de R$4.131, e apenas 43% têm pós-graduação23. E, do Plano Nacional de Educação, só 25% das metas foram cumpridas total ou parcialmente23.

Em 2007, o Brasil tinha 1,9 milhão de professores na educação básica. Dessas, 68,4% tinham curso superior. Mas 10% não tinham licenciatura, não eram qualificados para lecionar. A maioria dos docentes era de mulheres, com idade média de 38 anos24.

Diante disso, é crucial melhorar as condições dos professores. Isso inclui valorizar a carreira, investir em formação e melhorar salários e ambientes de trabalho. Assim, podemos ter uma educação melhor e desenvolver nosso país.

Metodologias e Recursos Educacionais

Durante os anos 80, o Brasil mudou muito, influenciando a educação25. Escolas discutiam formas melhores de ensinar para elevar o ensino25.

Métodos Pedagógicos Adotados

Na década de 1970, usávamos métodos simples para ensinar a ler e escrever8. Mas nos anos 80, esses métodos mudaram. Começamos a usar técnicas novas, que viravam polêmica8. Escolas debatiam o que era melhor: métodos que ensinavam as partes antes do todo ou ao contrário8.

A cartilha era o principal recurso, muito usado entre os anos 70 e 80, para ensinar a ler e escrever8. Aprender a ler era visto como algo complexo, um sistema que envolvia muitas práticas8.

Alunos de diferentes épocas mudavam o jeito de ensinar26. Pouco antes, os nascidos entre 1946 e 1964 preferiam aulas tradicionais e resistiam à educação online26. Mas os da Geração X, nascidos um pouco depois, adoravam tecnologia e liam muito, tanto pela internet quanto por livros físicos26. Já os Millennials, os mais jovens, gostavam de aprender rápido e buscavam conhecimento por conta própria, em várias áreas26.

No Brasil, os anos 80 foram cheios de mudanças na educação, devido aos avanços sociais, políticos e econômicos25. Para atender todos os estudantes, as escolas apostavam em várias técnicas de ensino26258.

A Educação Brasileira no Século XX

Expansão da Rede Escolar

No Brasil dos anos 80, muitos esforços foram feitos para que mais pessoas pudessem estudar. Isso incluiu a criação de novas escolas tanto públicas quanto particulares27. Porém, essa abertura de mais escolas teve que superar desafios. Entre eles, estavam as lutas políticas e a falta de verba, que precisavam ser equilibradas com as necessidades da população.

Em 1979, muitos no Brasil ainda não sabiam ler ou escrever, chegando a 21% da população. Além disso, 35% das crianças e jovens de até 17 anos não iam à escola28. Mas, ao longo dos anos 80 e dos que vieram depois, houve progresso. A taxa de analfabetismo caiu para 7% em 2014 e a porcentagem de crianças sem escola diminuiu para 6% no mesmo ano28.

O investimento na educação também aumentou muito, indo de 2,88% do PIB em 1979 para 6% em 201428. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), de 1995 a 2002, foi essencial. Com ele, o número de crianças e adolescentes sem escola passou de 22% para 13%28.

Mesmo com essas melhorias, o Brasil ainda tinha desafios na educação28. Em 2016, nosso país não alcançou boas posições em uma prova internacional, ficando entre os últimos em áreas importantes. E, uma avaliação feita em 2014 mostrou que 22% dos estudantes do 3º ano não liam bem o suficiente28.

A ampliação do acesso à educação foi um grande avanço. Porém, a qualidade do que é ensinado e os resultados ainda necessitam ser melhores28. A primeira etapa foi feita nos anos 80, estabelecendo o desafio de proporcionar uma educação de excelência a todos no país. Isso ainda é um objetivo importante29.

Indicador 1979 2014
Taxa de analfabetismo de jovens e adultos 21% 7%
Crianças e adolescentes até 17 anos fora da escola 35% 6%
Investimento em educação (% do PIB) 2,88% 6%

A expansão da rede de ensino nos anos 80 foi importante. Ainda assim, o Brasil encontra dificuldades, como desigualdade entre regiões. Além disso, a qualidade do ensino e o valor dado aos professores são questões-chave29. Para alcançar um nível de educação excelente e para todos, há um longo caminho. Mas, os esforços daquela época semearam o campo para que o sistema educacional siga melhorando29.

“A expansão da rede escolar durante os anos 80 foi um passo importante, mas o Brasil enfrenta o desafio contínuo de garantir uma educação de qualidade para todos.”

Impactos Econômicos e Sociais na Educação

Nos anos 80, o Brasil estava em crise econômica. Havia altas taxas de inflação e dificuldades para pagar a dívida externa. Isso também afetou a educação, tornando-a mais desafiadora, especialmente para os mais necessitados30.

Na época do regime militar, a educação era guiada pela LDB 5.692/71. Essa lei fez as escolas ficarem dependentes dos EUA por conta dos acordos MEC-Usaid. A volta da democracia nos anos 80 ajudou a melhorar o sistema de ensino30.

Outra questão importante era a desvalorização dos professores no Brasil30. Mas, uma nova lei deu um salário mínimo como base para os salários deles. Isso foi uma forma de mostrar que os educadores são valorosos30.

Indicador Valor
Período da Ditadura Militar no Brasil 1964-198531
Ano de criação do Ministério da Educação e Saúde Pública (MESP) 193231
Ano de criação do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova 193231
Ano da revogação do AI-5 197831
Período de governo do General João Baptista Figueiredo 1979-198531

Na década de 80, muitas reformas educacionais aconteceram pelo mundo. Isso começou especialmente com os países asiáticos investindo muito em educação32. O Banco Mundial e o BID influenciaram mudanças no Brasil. As reformas foram feitas por necessidades sociais e pedagógicas32.

As mudanças incluíram novos focos no currículo por causa da indústria. Também houve o crescimento do Construtivismo, especialmente em escolas particulares e na educação infantil. Isso mudou bastante a maneira como se ensinava na época32

.

 

Impactos na Educação

“A década de 80 do século passado marcou uma vaga de reformas educacionais em todo o mundo.”32

Conclusão

Na década de 80, a educação no Brasil mudou muito devido à redemocratização. A Constituição de 1988 tornou a educação um direito de todos33. Antes disso, a Constituição proibia adultos analfabetos de votar. Isso era um problema, pois a maioria das pessoas não sabia ler nem escrever33. Em 1890, apenas 250 mil crianças estudavam em um império com uma população de 14 milhões.

O sistema educacional do país tinha muitos obstáculos. Alguns eram o acesso à escola, ficar até o fim dos estudos, qualidade do ensino e reconhecimento dos professores34. As escolas seguiam um padrão muito rígido. E quem mandava eram os diretores, coordenadores e professores. Os conteúdos eram sempre os mesmos e as avaliações também.

No entanto, nessa época, começaram a surgir protestos por uma educação melhor. As pessoas queriam mudar as escolas por dentro34. Descobriram que a aprendizagem funcionava melhor quando o aluno era colocado no centro. Esse jeito de ensinar ajudava os alunos a aprenderem mais, a pensarem criticamente e a se interessarem mais pelas aulas34. Outra ideia foi unir o que já se fazia com o novo. Junto com as aulas presenciais, começaram as aulas online. Isso ajuda a cada um aprender no seu ritmo e com mais liberdade.

FAQ

Qual foi o contexto político e social do Brasil durante os anos 80 e como isso afetou a educação?

Nos anos 80, o Brasil estava mudando de uma ditadura para democracia. Essas mudanças influenciaram a educação. Debates sobre financiamento e qualidade do ensino foram comuns. Havia preocupação com a valorização dos professores.

Quais foram as principais conquistas e desafios na educação brasileira durante a década de 1980?

Em 1988, a Constituição reconheceu a educação como direito para todos. Mas, ainda existiam desafios na melhoria do ensino, sobretudo em áreas pobres. Exigências por uma educação melhor eram fortes. As vozes pediam um ensino mais valioso e de alto nível.

Como era a disputa entre o ensino público e o privado na época?

A questão envolvia usar dinheiro público no ensino privado. Isso ia contra o que a Constituição dizia sobre educação ser pública e de qualidade para todos. A discussão era intensa.

Quais foram os principais desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro nos anos 80?

A falta de acesso e qualidade era um grande problema na educação. Os professores não eram valorizados como deveriam. A situação econômica difícil afetava negativamente também. Isso aumentava as diferenças entre as pessoas.

Como a sociedade civil se organizou em prol da educação nesse período?

As pessoas se uniram em movimentos pela educação. Elas queriam mudanças importantes, como mais valor para os professores. Pediam também melhor acesso à escola. O objetivo era uma educação que formasse cidadãos críticos e livres.

Links de Fontes

  1. https://www.scielo.br/j/paideia/a/DDbsxvBrtzm66hjvnLDdfDb/ – História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão
  2. https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/os-anos-80-no-brasil-aspectos-politicos-economicos.htm – Os anos 80 no Brasil: aspectos políticos e econômicos – Brasil Escola
  3. https://rothen.pro.br/site/2019/05/03/avaliacao-da-educacao-nos-anos-1980/ – Avaliação da educação nos anos 1980. Borges e Rothen
  4. https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Maria_de_Fatima_Rodrigues_Pereira_artigo.pdf – Quando, do ponto de vista da história da educação brasileira, lançamos o nosso olhar para a década de 80 do século passado, du
  5. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/evolucao-sistema-educacional – A Evolução do Sistema Educacional Brasileiro e seus Retrocessos
  6. https://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_educação_no_Brasil – História da educação no Brasil
  7. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/22/aspectos-histricos-da-educao-e-do-ensino-de-cincias-no-brasil-do-sculo-xvi-ao-sculo-xx – Revista Educação Pública – Aspectos históricos da educação e do ensino de Ciências no Brasil: do século XVI ao século XX
  8. https://professornews.com.br/utilidades/artigos/5699-alfabetizacao-escolar-no-brasil-das-decadas-de-1970-e-1980-conceituacao-historicizacao-e-processos-metodologicos.html – Alfabetização escolar no Brasil das décadas de 1970 e 1980: conceituação, historicização e processos metodológicos
  9. https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-educacao-infantil-seu-contexto-historico.htm – A Educação Infantil e o seu Contexto Histórico – Brasil Escola
  10. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10686/7650 – Microsoft Word – OO3.doc
  11. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/26/historia-do-ensino-de-ciencias-na-educacao-basica-no-brasil-do-imperio-ate-os-dias-atuais – Revista Educação Pública – História do ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil (do Império até os dias atuais)
  12. https://pt.wikipedia.org/wiki/Educação_no_Brasil – Educação no Brasil
  13. https://observador.pt/2015/10/07/lembra-era-andar-na-escola-nos-anos-80/ – Lembra-se como era andar na escola nos anos 80?
  14. https://pne.mec.gov.br/images/pdf/livro_pioneiros_final.pdf – O Sistema nacional de educação: diversos olhares 80 anos após o manifesto; 2014
  15. https://www.scielo.br/j/tes/a/7XLTtDYzxGs6vVHXMndBgrz/ – O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas
  16. https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enacedesiepec/article/download/21940/21468/57501 – 21940-EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEU CONTEXTO HISTÓRICO UMA REFLEXÃO NO OLHAR SOCIAL E ECONÔMICO DO SISTEMA EDUCACIONAL
  17. https://cyberkonnect.pt/educacao-no-brasil-em-1980-um-olhar-historico/ – Educação no Brasil em 1980: um olhar histórico – Cyber Konnect
  18. http://portal.mec.gov.br/pet/33771-institucional/83591-conheca-a-evolucao-da-educacao-brasileira – Conheça a história da educação brasileira
  19. https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/movimento-estudantil-o-foco-da-resistencia-ao-regime-militar-no-brasil.htm – Movimento estudantil: O foco da resistência ao regime militar no Brasil
  20. http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Palestra-de-Encerramento-Maria-da-Gloria-Gohn.pdf – PDF
  21. https://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/afeto-educacao.htm – A força do afeto na educação – Educador Brasil Escola
  22. https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/383/287 – PDF
  23. https://saberesepraticas.cenpec.org.br/noticias/olhar-historico-sobre-a-valorizacao-docente – Olhar histórico sobre a valorização docente no Brasil
  24. https://www.scielo.br/j/es/a/mWcpFS3HxSpLjHRgxW3cnhK/ – Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação
  25. https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-formacao-educacao-jovens-adultos-no-brasil.htm – A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL – Brasil Escola
  26. https://www.jacobsconsultoria.com.br/post/metodologias-de-ensino-e-gerações-mudanças-ao-longo-das-décadas – Metodologias de Ensino e Gerações: mudanças ao longo das décadas
  27. https://centrodeformacao.acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/08/OLIVEIRARPAcaoPolititicaeExpansaodaRedeEscolar.pdf – Ação Política e Expansão da Rede Escolar: revisitando um texto seminal
  28. http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/14114-avanços-da-educação-pública-brasileira-nos-últimos-40-anos – Educação pública brasileira nos últimos 40 anos
  29. https://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm – A Educacao no Brasil em uma perspectiva de transformacao, S. Schwartzman, E. Durham, J. Goldemberg
  30. https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-educacao-no-brasil-avancos-problemas.htm – A Educação no Brasil: Avanços e problemas – Brasil Escola
  31. https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/reflexoes-acerca-educacao-durante-ditadura-militar.htm – Reflexões acerca da educação durante a ditadura no Brasil – Brasil Escola
  32. https://revistas.ufpi.br/index.php/fundamentos/article/download/3780/2187 – PDF
  33. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YK8DJk85m4BrKJqzHTGm8zD/ – Escolarização de jovens e adultos
  34. https://tutormundi.com/blog/escolas-antigas-e-atuais/ – Qual é a diferença entre as escolas antigas e atuais?

Joab Oliveira

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.